Canal Ética

O QUE É

É um instrumento de comunicação eficaz pelo qual podem ser reportadas eventuais violações ao Código de Conduta Ética, às normas internas e à legislação vigente. Através do Canal Ética você pode fazer uma denúncia, que será analisada pelo Comitê de Conduta Ética e pelo Compliance, que acompanham o cumprimento das normas, respondem dúvidas, coordenam as investigações de denúncias e tomam as providências, quando necessário, para mitigar eventuais danos.

São exemplos de casos de comportamentos/ações em não-conformidade com o Código de Conduta: corrupção; assédio moral ou sexual; desvios financeiros e favorecimento ilícito; uso de informações privilegiadas; tratamento desigual e condições inadequadas de trabalho e segurança; destruição ou danos aos ativos; fraude; relacionamento íntimo com subordinação direta; roubo, furto ou desvio de materiais; uso ou tráfico de substâncias proibidas; violação de leis em geral (trabalhista, ambiental, contábil), entre outras.

Importante: a apresentação de falsas acusações ou informações incorretas e inverídicas também constitui uma violação ao Código de Ética.

COMO FUNCIONA

Para formular sua reclamação ou denúncia de forma segura, salvo de quaisquer represália ou rastreamento, a Terrestre Ambiental disponibiliza um canal específico direcionado para uma empresa independente e isenta, especializada no registro anônimo de denúncias, com procedimentos seguros e confidenciais, pelo qual é possível ao interessado, inclusive de forma anônima, sem necessidade de identificação pessoal, apresentar a situação que deseja que seja apurada, recebendo, em contrapartida, ao término da investigação, a comunicação do resultado.

Disque Denúncia: 0800 770 8871

Você também pode registrar sua denúncia através do site clicando AQUI.

Ambas as possibilidades são seguras e preservam a identidade, no caso das denúncias identificadas. Caso contrário, é respeitado o anonimato. Você pode confiar!

CÓDIGO DE
CONDUTA ÉTICA

Para nortear nossos colaboradores (diretos e indiretos), fornecedores, clientes, parceiros, autoridades, enfim, a população em geral, criamos o Código de Conduta Ética da Terrestre Ambiental. O documento torna público os nossos princípios, valores e regras de conduta com a missão de guiar a ação profissional de todos e manter o bom desempenho de suas atividades e o relacionamento harmonioso entre os públicos interno e externo.

Mais do que palavras expressam no papel, nossos princípios e valores estão vivos e presentes no dia a dia de quem trabalha ou se relaciona com a Terrestre Ambiental, por conta disso, não mediremos esforços para garantir que a nossa empresa seja administrada de acordo com o que acreditamos.

Vale ressaltar que a Terrestre Ambiental baseia seu relacionamento com todos os públicos na honestidade, integridade, ética, boa governança e anticorrupção, de forma que as decisões e práticas sempre incluam esses princípios fundamentais para a construção de relações duradouras, focadas na confiança e nos critérios de boa governança.

Todos os colaboradores, sejam eles empregados, estagiários, conselheiros, diretores e quaisquer representantes da Terrestre Ambiental, devem estar cientes e agir de acordo com estes princípios em todas as funções e atividades do dia a dia e tendo-os como norte para convívio entre si, com a comunidade e com o poder público. O Código de Conduta Ética da Terrestre Ambiental também deve ser de conhecimento de todos os fornecedores, parceiros, consorciados e sócios da empresa, que também devem observar e cumprir as regras descritas no código.


NOVOS
HORIZONTES

TERRESTRE AMBIENTAL ASSINA PACTO SETORIAL DE INTEGRIDADE.

AÇÃO COLETIVA É COORDENADA PELA REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL DA ONU E INSTITUTO ETHOS

Reforçar o compromisso com a boa governança e integridade. Com esse objetivo a Terrestre Ambiental pretende dar a sua contribuição para a formação de um mundo melhor, com transparência nas relações empresariais e o fim da corrupção, fraudes, concorrência desleal e lavagem de dinheiro.

Por conta disso, assinou um Pacto Setorial de Integridade, documento que passa a ser referência de condutas e sanções, responsável por mudanças de padrões e promoção de comportamentos éticos, consolidando assim um ambiente saudável, livre de corrupção e
propício a novas oportunidades de negócios em bases sustentáveis. A iniciativa é em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, ao Instituto Ethos e outras empresas e entidades setoriais de Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos e Efluentes

Foram 16 meses de trabalho e a Terrestre Ambiental se orgulha em fazer parte dessa ação coletiva que, neste primeiro momento tem a adesão de 9 empresas signatárias, que representam mais de 50% do mercado nacional.

Elas atuam em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB), a Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos e Efluentes (ABETRE), a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (ABLP), a Associação Brasileira de Gerenciamento de Resíduos (ABRAGER) e a Associação das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).
O plano também prevê interlocução com o poder público de maneira que sejam tomadas medidas importantes como o estabelecimento de uma agência regulatória do serviço, com visão clara sobre implantação de programas de integridade e gestão _compliance_ em licitações públicas do setor de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos, nos níveis Federal, Estadual e Municipal. O evento de lançamento do Pacto Setorial de Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos e Efluentes ocorreu em dezembro de 2019 , foi realizado pela Rede Brasil do Pacto Global com o Instituto Ethos, e viabilizado por Solví, Corpus, Terracom, CS Brasil, Loga, Vital, Estre e Veolia.

Onde Estamos